Copa rio 1951

   A copa Rio foi um torneio disputado nos anos de 1951 e 1952.A copa Rio foi a primeira tentativa de se criar um torneio de clubes de abrangência mundial, antes mesmo da libertadores e da Champions League. Criada e organizada pela CBD(Confederação Brasileira de Desportos), ganhou o nome de copa Rio pois foi patrocinada pela prefeitura do Rio de Janeiro. O torneio foi uma forma de reavivar o interesse das pessoas pelo futebol após a trágica perda da copa do mundo de 1950 para o Uruguai, em pleno maracanã. 
   O torneio contava com o apoio incondicional de Jules Rimet, presidente da FIFA na época. Tanto era que, nomeou oficialmente o engenheiro Ottorino Barassi, secretário geral da entidade para o comite organizador. Ottorino que,  também veio depois do torneio entregar a taça de campeão ao Palmeiras, que ganhou da Juventus.
    O torneio foi disputado por 8 clubes, divididos em 2 grupos. Eram esses Vasco da gama, Áustria Viena, Nacional(Uruguai) e Spoting(Port), com sede no Rio de Janeiro. E Palmeiras, Juventus(Itália), Estrela Vermelha(Iugoslávia) e Nice(França) com sede em São Paulo. O Palmeiras disputou um total de 7 jogos, com 4 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.


Jogos: (Primeira fase com jogos disputados no Pacaembu)


Palmeiras 3 x 0 Nice
Juventus 3 x 2 Estrela Vermelha
Juventus 3 x 2 Nice
Palmeiras 2 x 1 Estrela Vermelha
Nice 2 x 1 Estrela Vermelha
Juventus 4 x 0 Palmeiras


Semifinais e Finais ( Disputadas no maracanã, Rio de Janeiro)
Semis: Palmeiras 2 x 1 Vasco, e Palmeiras 0 x 0 Vasco
Finais: Palmeiras 1 x 0 Juventus, e Palmeiras 2 x 2 Juventus.



Súmula da Partida Final
 

Data:    22 de julho de 1951
Local:   Estádio do Maracanã
Placar:  Palmeiras 2 x 2 Juventus
Árbitro:  Gaby Tordjman - França
Renda:  Cr$ 2.783.190,00
Público: 100.093   (82.892 pagantes)

Palmeiras: Fábio, Salvador, Juvenal, Túlio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de León (Canhotinho), Liminha, Jair e Rodrigues.  Téc. Ventura Cambon.
Gols: Rodrigues e Liminha

Juventus: Viola, Bertucelli, Manente, Mari Jacomo, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Bonipertti, John Hansen, Praest. Téc. Carver.
Gols: Praest e Boniperti.


Artilheiro da competição: Liminha com 3 gols marcados.


        





















Um detalhe muito importante é que esse título não foi comemorado apenas por palmeirenses. Foi comemorado por toda a nação brasileira, que voltava a sentir orgulho do seu futebol. A festa nas ruas foi algo fora de série. Nunca se tinha visto uma festa parecida para um time de futebol antes.




      Pois é Palmeirenses nós não somos apenas campeões mundiais. Somos os primeiros campeões mundiais. Fomos campeões em cima da Juventus e não do vasco( com todo respeito ao vasco). O nosso título foi comemorado não apenas por palmeirenses e sim por toda uma nação, que voltou a sentir orgulho do nosso futebol após a perda da copa do mundo. Por isso se te perguntarem: " Vc tem mundial?" responda : " Sim, somos os primeiros campões do mundo." Ganhamos não apenas de um time em um jogo só. Ganhamos de varios times. O nosso titulo foi comemorado por todos, e não só pelos palmeirenses."
     Vamos valorizar nossa história, vamos valorizar nossos ídolos e nossos títulos. Afinal e disso que é feito o futebol, memórias. Memórias lindas deixadas por jogadores que jogavam por amor. Que entregaram a vida pelo clube. Que nos deram esse orgulho, que apenas quem é sabe, o orgulho de ser Palmeirense!



Acima o áudio da final da copa rio.


E claro, Acelera Verdão!